SALA DE JANTAR: Detalhes que fazem a diferença



Para quem gosta de receber os amigos em casa, ou tem família grande, a sala de jantar é um ambiente super importante. Além disso, aquela sala de jantar ociosa e esquecida, que só funciona nos dias de festa, não existe mais! Nas casas contemporâneas, todos os espaços da casa devem ser aproveitados e funcionais, e para isso, um bom planejamento é fundamental!
Em primeiro lugar, deve-se avaliar o uso que ela vai ter, a quantidade de pessoas que ela deve atender e o espaço disponível. Só depois disso é que podemos dimensionar a mesa, as cadeiras, o aparador, e aí sim pensar nos materiais.
A MESA
O ponto principal na escolha da mesa é à proporção que ela deve ter em relação ao espaço disponível. É importante que o espaço ao redor da mesa seja de no mínimo 0,90cm para permitir a circulação, mas se o espaço permitir, a circulação de 1,20m é a medida ideal. Essa medida vai definir tanto o tamanho quanto o formato da mesa.
Quanto ao formato, as mesas retangulares se adaptam melhor em ambientes mais estreitos, e podem acomodar um maior número de pessoas. Já as quadradas ou redondas podem acomodar até 8 pessoas, mais do que isso exige um tamanho muito grande e desconfortável.
Para saber quantas pessoas cabem em uma mesa, a dica é pensar no tamanho de um jogo americano, com uma sobrinha. Dessa forma, cada pessoa deve ter livre um espaço de no mínimo 60cm.  
AS CADEIRAS
Aqui o tamanho também é muito importante. Se sua mesa já é pequena e a circulação em volta dela é mínima, não dá pra colocar cadeiras imensas.  Então, a regra continua sendo a da proporção ao espaço, e principalmente, ao tamanho da mesa. Reserve os modelos com braço apenas para as cabeceiras, no restante da mesa eles atrapalham um pouco a mobilidade. Elas podem fazer conjunto com a mesa, serem estofadas ou completamente diferentes. Isso vai depender do estilo que se quer.
O APARADOR
Se depois de colocar a mesa ainda tiver espaço, vale à pena ter um aparador ou um bufê. No dia a dia essas peças recebem os adornos e enfeitam a sala, e na hora de receber, podem ser muito úteis como apoio. O material não precisa ser necessariamente, igual ao da mesa, pelo contrário, pode ficar mais interessante mesclar materiais.
A ILUMINAÇÃO
A iluminação ideal para a sala de jantar deve ser difusa, para ficar mais aconchegante, e deve evitar o foco direto sobre a mesa, que pode esquentar ou refletir nos olhos. O ideal é escolher um pendente, ou mais de um, dependendo do tamanho da mesa. Os modelos mais atuais são grandes e decorativos, criando um bonito efeito além da iluminação. Ao redor da mesa podem-se usar luminárias embutidas com foco em quadros ou sobre o aparador.
Se optar por um pendente, a altura ideal é que o meio da cúpula fique na altura dos olhos, variando de acordo com o tamanho da peça escolhida. No geral, a parte inferior da cúpula fica a aproximadamente 150cm do piso.
Casa Patrícia

INSPIRE-SE!

Depois dos móveis definidos, vale a pena caprichar nas paredes, pra tornar a sala ainda mais aconchegante: papel de parede, madeira, espelho, cores, quadros…

Sala com mesa retangular para 10 pessoas, em laca branca com tampo de vidro, e cadeiras estofadas. Projeto: Gisele Busmayer via Stammer Fotografia.
Decoração bem leve com mesa para 8 pessoas com tampo de vidro e cadeiras giratórias, as da cabeceira tem o mesmo modelo, mas com braços. O aparador é em laca branca com portas de espelho. Projeto Mayra Lopesvia Annual Design.
A mesa quadrada pra 8 pessoas é de madeira e vidro, e as cadeiras fazem conjunto, com encosto de palhinha. O pendente em cristal é o ponto principal, que dá um toque de sofisticação. Projeto: Cybele Barbosa para Casa Cor Brasília.
Sala moderna com mesa quadrada para 6 lugares em laca e vidro branco, cadeiras estofadas e um pendente curvo . Projeto Cynthia Rondelli para Morar Mais Brasília.




Comentários (3)
Escrever um comentário
Your Contact Details:
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
=)=D=(XD:dizzy:T_T:blush:^_^=_=-_-:pout::angry:=Oo_O:snicker:
:eyebrow::sigh::sick::whisper::whistle::nuu::gah::flame::cool::shy::kawaii::notfunny::snooty::uhh:X_X
XB:talkbiz::grr::onoes::psychotic::scared::evil::nomnom::zombie::want::drunk::love::meow::music: